Açúcar: O grande vilão

Açucar causa cárie

Açúcar: O grande vilão

A cárie é uma doença que, se não tratada, pode destruir os dentes e até causar danos sérios à saúde bucal. No entanto, engana-se quem pensa que as responsáveis pelo seu aparecimento são apenas as bactérias, a cárie na verdade é uma doença totalmente dependente do açúcar também.

As bactérias são microrganismos naturais da boca e têm o costume de grudar nos dentes acumulando uma espécie de placa dental, até aí, normal. O problema todo está quando elas entram em contato com o açúcar.

Toda vez que essas placas são expostas a açucares, as bactérias os transformam em ácidos e esses dissolvem os minerais dos dentes. Esse processo, se repetido mais do que 3 ou 4 vezes ao dia, durante vários dias, vai destruindo, de maneira silenciosa e progressiva, a estrutura mineral dos dentes até formar um “buraco” na superfície onde a placa estava acumulada. As bactérias entram nessa cavidade e. com isso, a sua remoção fica ainda mais difícil potencializando o dano.

Ou seja, na realidade, o vilão responsável pelo aparecimento de cáries não são as bactérias, mas sim o açúcar que ingerido diariamente como guloseimas entre as refeições, principais na forma de doces, refrigerantes, balas, etc e que não é removido através da higiene oral em poucos minutos.

Quando se come algo doce, a bactéria leva por volta de 20 segundos para começar a converter o açúcar em ácido, que então dura cerca de 30 minutos.

Ou seja, pequenas quantidades de açúcar consumidas frequentemente podem aumentar a incidência de cáries mais do que grandes quantidades de açúcar consumidas com menos frequência.

Compartilhar:

Comentários no Facebook