Anatomia do terço inferior da face de interesse do cirurgião dentista

The Anatomy of the Human Skull
by HannahNewey
on Sketchfab

 

As principais estruturas anatômicas de interesse do cirurgião dentista são:

  • Nervo alveolar inferior: Deve se ter muito cuidado para não lesioná-lo durante cirurgias de extração de terceiros molares inferiores, cirurgia de instalação de implantes dentários e de enxertos ósseos.
  • Seio maxilar: Deve se ter muita atenção para não perfurar a sua membrana durante a cirurgia de levantamento de seio que significa a deposição de enxerto ósseo por baixo da membrana sinusal com o intuito de ganhar mais altura óssea para viabilizar a instalação de implantes dentários.
  • Nervo lingual: A cirurgia aumento ósseo vertical na região posterior de mandíbula é extremamente delicada por conta do rebatimento do retalho lingual já que nesta região passa o nervo lingual. Essa cirurgia só deve ser realizada por profissionais extremamente experientes e muito bem treinados.
  • Glândula sublingual: Durante a cirurgia de instalação de implantes dentários na mandíbula, o cirurgião dentista deve estar muito atento para não perfurar a tábua óssea lingual e correr o risco de lesionar a glândula sublingual.
  • Raízes dos dentes adjacentes: Durante a cirurgia de instalação de implantes dentários, o cirurgião dentista deve ser extremamente cuidadoso com as raízes dos dentes adjacentes. Principalmente quando estas estão inclinadas para a região da instalação.
  • Nervo mentual: deve ser ter especial atenção com esse nervo quando estamos dissecando a região de pré-molares  inferiores para cirurgia de instalação de implantes para a confecção de dentaduras fixas (protocolos de Branemark) porque é justamente na região próxima do ápice da raiz desse desses dentes (ou de onde eles estavam antes de serem perdidos) que esse nervo se exterioriza. Ele é um ramo do nervo alveolar inferior.  Na  cirurgia de apicectomia (cirurgia que remove o ápice da raiz após tratamento de canal) nesta região também a atenção deve ser redobrada.
Compartilhar:

Comentários no Facebook

Siga-nos no Instagram

Open chat