Avulsão Dentária (queda de dente causada por trauma)

perda de um dente após queda

Avulsão Dentária (queda de dente causada por trauma)

Está em um passeio familiar e seu filho  cai, bate a boca e perde o dente, o que você deve fazer?

 

perda de um dente após queda
Em uma situação como essa, temos que atuar de cabeça fria, na grande maioria das vezes é possível reimplantar. Acalme a criança mas não se esqueça de encontrar o dente. Quando encontrá-lo, evite ao máximo o contato com a raiz, segure pela coroa (aquela parte que fica para fora da gengiva), jogue leite ou soro fisiológico (não esfregue em hipótese alguma) e coloque em uma solução de soro fisiológico ou um pote com leite. se não encontrar esses meios, coloque em um copo de água e adicione uma porção de açúcar e uma pitada de sal. Coloque na boca da criança um pano ou lençol limpo pra diminuir a hemorragia e procure um Dentista o mais rápido possível pra dar um adequado tratamento.

 

Informações sobre avulsão dental para dentistas

 

Pacientes como rizogênese completa

Dente reimplantado pelo paciente. Neste caso, devemos lavar as superfícies do dente com clorexidina, não remover, só deixar em uma melhor posição, suturar as dilacerações, avaliá-lo radiograficamente e colocar um fio ortodôntico flexível por 2 semanas permitindo o movimento fisiológico durante a cicatrização. Esse tempo diminuto diminui a probabilidade de anquilose. Iniciar o tratamento endodôntico 7 a 10 dias após o reimplante.

Se o paciente ou familiar armazenou o dente em uma solução aceitável e o dentista tem condições de reimplantá-lo  em menos de 60 minutos. Neste caso, deve ser lavada a região radicular com soro fisiológico estéril sem esfregar. Se eventualmente o dente estiver com muitos resíduos, deixar na solução salina atá dissolver a sujeira e o coagulo do alvéolo e lavar novamente. Preceder com a reimplantação de forma delicada e firme e com pressão digital suave, realizar uma contenção flexível por 2 semanas e iniciar o tratamento endodôntico de 7 a 10 dia após o acidente . A pós implantação deve ser acompanhada de terapia antibiótica que deve ser iniciada na hora do procedimento.

Se o paciente ou familiar não armazenou o dente em uma solução aceitável e demora mais de 60 minutos para procurar um dentista, o resultado pode ser muito desfavorável a longo prazo pois as células do ligamento periodontal já devem estar inviáveis. Neste caso, existe alta probabilidade de anquilose.  O profissional deve lavar com soro fisiológico estéril, submergir  em solução de fluoreto de sódio a 2 % por 20 minutos e reimplantar com leve pressão digital. Fixar com fio flexível por 4 semanas e realizar o tratamento endodôntico.

 

Rizogênese incompleta

Se o dente foi armazenado em um meio aceitável e por menos de 60 minutos, lavar com soro fisiológico estéril, reimplantar com leve pressão digital, administrar antibiótico e conter com fio flexível por 2 semanas, caso não se veja a revascularização, deve se dar inicio a o tratamento endodôntico.

Nos casos em que o dente não foi armazenado em meio aceitável e não foi reimplantado em menos de 60 minutos, o pronóstico também é ruim a longo prazo. mas deve se reimplantar para manutenção do osso alveolar.

 

Compartilhar:

Comentários no Facebook