Bruxismo-ou-desgaste-dos-dentes

Bruxismo

Você aperta ou range os dentes à noite de um jeito involuntário ? Então você pode estar sofrendo de bruxismo.

 

Paciente com bruxismo ou desgaste excessivo nos dentes causado pelo rangimento

 

O bruxismo é considerado uma parafunção (atividade fora dos padrões de normalidade) que se caracteriza pelo apertamento ou rangimento dos dentes de forma involuntária que ocorre normalmente quando a pessoa está dormindo. Esses movimentos involuntários são muito danosos para os dentes, pois podem causar desgaste, fraturas e trauma nas raízes e estruturas adjacentes.

Fatores etiológicos que podem causar este hábito:

  • Psicológicos (ansiedade e estresse)
  • Fatores locais como mal oclusão (falta de encaixe adequado entre os dentes). A pessoa ao detectar algum contato prematuro (quando um dente toca em outro do arco oposto com mais força ou antes de todos os outros se encaixarem adequadamente), pode se irritar com esse incômodo e apertar ou ranger os dentes como se quisesse desgastá-lo para que ele deixe de estar mais alto que os outros.

A pessoa pode ser informada pelo companheiro(a) pois o bruxismo emite um som característico. Ela também pode verificar se as superfícies oclusais (parte do dente que toca o arco oposto) estão gastas, se as faces dos dentes estão trincadas ou fraturadas. Dores nas articulações temporomandibulares (onde a mandíbula articula com a base do crânio), musculares (nos músculos da mastigação) e cefaleia (dor de cabeça) também são indicativos.

Esse desgaste dos dentes podem, com o tempo, causar perda da dimensão vertical (quando a mandíbula passa do ponto de fechamento ideal causando distensão dos ligamentos da articulação temporomandibular acarretando, com isso, dor).

As fraturas dos dentes podem provocar dor (por exposição da dentina que é um material interno e que, quando exposto, pode ocorrer sensibilidade) e danos estéticos.

 

Bruxismo-ou-desgaste-dos-dentes

 

O trauma pode acarretar além da fratura, a pericementite (inflamação dos ligamento periodontais que são pequenos filamento que unem o dente ao osso) e a migração da gengiva, expondo com isso a raiz.

Os possíveis tratamento são:

  • Confecção de placas miorelaxantes (placas acrílicas que são colocadas no arco superior e que não permitem que os dentes se toquem) quando há pouco desgaste e tratamento da ansiedade e do estresse através de hábitos saudáveis como prática de esporte, convívio social, vida financeira e afetiva estáveis.

 

placa-de-bruxismo

 

  • Reabilitação total (quando há um grande desgaste e a ATM está sendo sobrecarregada por conta do ponto de toque dos dentes passarem do local ideal.

 

Compartilhar:

Comentários no Facebook

Siga-nos no Instagram

Open chat