Cicatrizadores

Cicatrizadores

Cicatrizadores

Cicatrizadores são peças metálicas cilíndricas que têm a função de servir como barreira para a gengiva durante o período de cicatrização. Após a cicatrização e a sua retirada, temos acesso à plataforma do implante dentário para a instalação do pilar protético (peça sobre a qual será cimentada ou parafusada a prótese).

Cicatrizadores

Cicatrizadores

Perguntas feitas na internet sobre cicatrizadores

1 – Boa noite! tenho algumas dúvidas referente a cicatrizadores! Gostaria de saber conceituar o que são cicatrizadores, identificar as suas características e conhecer os tipos mais comuns de acesso cirúrgico a plataforma dos implantes

Re: Boa noite. Com formato normalmente cilíndricos, os cicatrizadores são peças que tem como função servir de barreiras  para a gengiva e que permitem, após a sua remoção, o acesso à plataforma do implante. Os acessos cirúrgicos mais comuns são a incisão sobre o rebordo e rebatimento do retalho para a vestibular e para a lingual ou uma incisão um pouco mais para a lingual para poder rebater o tecido queratinizado para a vestibular quando nesta região se observa a falta deste.

2 – Ontem fui fazer o molde para fazer a prótese e senti muita dor na hora de tirar o cicatrizador. É normal?

Re: Não é normal. Pode ser que tinha gengiva sobre o cicatrizador ou pode ser que o implante esteja perdido. Implante, depois que o osso está cicatrizado ao redor dele (ósseo-integrado), não dói.  Só dói quando ele não integra com o osso, quando ocorre fibro-integração (encapsulamento por tecidos moles).

3 – Bom dia doutor. Estava lendo seu site. Muito bom! Me tire um dúvida, fiz 5 implantes dentários, num deles a gengiva está meio inflamada apenas de um lado do cicatrizador. Devo me preocupar? Faz 15 dias que foram colocados os cicatrizadores. Não sinto dor no implantes, apenas essa pequena inflamação. Obrigado pela atenção.

Bom dia. Tudo bem? Os cicatrizadores estão bem limpos?

Sim

Tô higienizando, também com fio dental.

Sabe se estão firmes?

Estão. Não sinto incômodo

Se estão limpos e firmes não tem porque a gengiva estar inflamada. Sugiro que passe com seu dentista para avaliação.

Quando estava com os pontos, esse mesmo cicatrizador estava um pouquinho inflamado, bem pouquinho por conta do resto de alimento. Na época, fiquei com medo de passar muito a escova por causa dos pontos e da sensibilidade. Meu dentista até me deu um bronca. Será que é sequela disso?

Se depois disso você higienizou bem, não faz sentido a gengiva continuar inflamada. Gengiva é um tecido que se recupera muito rapidamente.

Ok. Vou passar no dentista pra avaliar. Muito obrigado pela atenção. Tenha um bom dia!!!

Obrigado. Igualmente para você

4 – Boa noite doutor. Há uma semana coloquei os cicatrizadores no implante. Foram dois na frente. Na hora de parafusar, o cicatrizador da esquerda deu uma dor fortíssima, parece que a dentista errou ao apertar, a partir daí eu tive uma dor horrível, tomei medicação muito forte, dor insuportável. Voltei para continuar, doeu na hora e ela descobriu que eu havia perdido o implante.  Senti que ela usou muita força por isso perdi o implante.  Pode ser?  Obrigada

Dr Josué Gomes: Bom dia. Não. O implante dentário já estava perdido. Depois que um implante está cicatrizado dificilmente alguém consegue remover com um aperto de cicatrizador
Obrigada doutor. O senhor nos presta um grande trabalho e caridade. Em um mundo como esse onde as pessoas são individualistas, o senhor com tanto altruísmo e atenção.  Sem palavras. Tenha um dia iluminado.
Dr Josué Gomes: Obrigado. Igualmente para ti

5 – Ola, eu li uma matéria no site sobre implantes dentários.

Estou em processo de implante nos incisivos centrais permanentes superiores (11 e 21), já realizei a primeira etapa e aguardei o período de 6 meses para osseointegração e agora estou passando pela segunda etapa que é a colocação dos Cicatrizadores, porém, após a colocação e a cicatrização por um período de pouco mais de 3 semanas, retornei ao meu dentista para realização do molde dos provisórios, foi onde eu tive a infeliz notícia, segundo o meu dentista, teremos que realizar a reabertura novamente para colocar novos cicatrizadores pois a minha gengiva tapou os cicatrizadores que foram colocados e ele terá que mandar fazer um cicatrizador maior pois segundo ele eu tenho muita gengiva e não existe no mercado cicatrizadores no tamanho que eu preciso.  Achei estranho o porque ele não viu isso antes de realizar a primeira abertura e colocar os cicatrizadores e também o porque não visualizou isso com os exames de Raio-X e Tomografia.
Atualmente estou indo para 4º semana com os cicatrizadores que segundo ele foram cobertos pela minha gengiva aguardando uma posição dele referente a esses novos cicatrizadores que será feito sobre medida.
Quando fui questionar o fato dele ter comentado que não existe no mercado cicatrizador que iria atender a minha necessidade, ele me informou que nunca pegou nenhum caso assim e que irá vê com o laboratório se manda fazer um sob medida. Dai eu perguntei o porque da minha gengiva esta apresentando pequenas bolhas amarelas e saindo secreção? e ele me disse que eu não devo me preocupar pois isso é normal.
Tenho duvida se essas informações são verdadeiras, pois aparentemente a minha estética gengival é normal, e qual é o impacto negativo deu ficar com esses cicatrizadores por mais tempo? pois parece que o meu organismo esta rejeitando por isso as pequenas bolhas amareladas e as secreções… Apesar deu não sentir dor…
Dr Josué Gomes: Bom dia. A gengiva às vezes cresce por sobre os cicatrizadores, isso não é raro de acontecer. Às vezes, mesmo o cicatrizador mais alto não consegue ser maior do que a espessura de tecido mole. isso pode acontecer também. Já a presença de pus é uma situação que deve ser solucionada o mais breve possível para não comprometer a integridade da gengiva e do implante.
6 – Bom dia, fiz três implantes, dia 14/11 foi colocado o cicatrizador, hoje dia 28 voltei ao dentista por achar que um estava alto e o outro mais baixo, ele dei um aperto nos três e um deles doeu Demais, e está dolorido de nem poder tocar na gengiva, estou apreensiva,. Será que deu problema esse aperto, falei com meu dentista ele pediu para tomar dipirona e anti-inflamatório, gostaria de sua opinião, estou com medo, obrigada
Bom dia. Tudo bem? Às vezes, é preciso fazer uma pequena incisão antes de apertar o cicatrizador para não aprisionar saliva contaminada debaixo da peça. o que poderia acarretar infeção, inflamação e dor. não sei se foi o caso. precisaria avaliar clinicamente.
7 – Boa noite! O cicatrizador de um dos implantes caiu. Fiquei uns 4 dias sem ele,foi recolocado ontem e desde então não estou aguentando de dor. O que pode ter acontecido? O consultório não faz atendimento de emergência nos finais de semana. Estou tomando spidufem, mais a cada três horas a dor volta. O que devo fazer?
Boa noite. Procure uma clínica 24 horas e o profissional deve anestesiar e fazer uma pequena incisão relaxante dos dois lados do cicatrizador.
8 – Fiz um implante dentário há 10 anos atrás e não havia colocado as próteses até hoje, estavam só com a tampa. Reiniciei o tratamento e hoje ele fez a parte de colocação, acredito que do cicatrizador, que ele usou um torquímetro e antes iniciou com as mãos, a dor no início quando rosqueava era insuportável, tanto que precisou aplicar duas vezes anestesia porque eu não aguentava de dor. Vendo comentários, ninguém sente dor nessa segunda etapa, porque será que isso aconteceu? Agora sinto uma dor constante, tomei Tandrilax e passou um pouco, mas isso é normal?

Dr Josué: Bom dia,

Existem duas possibilidade para o seu caso:
– Se a dor for causada pela mobilidade do implante, este está perdido e precisa ser removido.
– Se a dor for causada pela pressão que o que o cicatrizador está fazendo na gengiva, esta deve passar em poucas horas. Se não passar, deve-se fazer pequenas incisões relaxantes dos dois lados dele.

 

Internauta: Muito obrigada pela sua rápida resposta! Passou mais um dia e hoje a dor de latejamento constante permanece e a bochecha inchou, foram 3 implantes do lado esquerdo, pode ser que estejam perdidos devido aos 10 anos que ficaram sem prótese? O Tandrilax passava a dor por 2 horinhas, comecei a tomar Cataflan e estou colocando gelo.. mas o inchaço permanece. As tampas durante esses 10 anos estavam na gengiva, e não percebi nenhum corte quando ele colocou o cicatrizador, só removeu a tampa e começou a parafusar, doeu muito, não sei se foi por que mexeu depois de tantos anos.. Vou esperar até segunda e vamos ver o que vai acontecer, vou torcer para não ter perdido os implantes. Mas só queria saber se é normal inchar a bochecha? Trarei informações depois. Obrigada!!

 

Dr Josué: Tudo indica que ocorreu a perda dos implantes porém, não tem como eu fecha diagnóstico sem ver.

 

 

9 – Dr Boa Noite , fiz a extração há 3 meses e retornei agora para moldagem e reabertura … Após colocação, semana passada do cicatrizador, o local dói ao morder aparentemente é apenas na gengiva é normal ?

Bom dia,

Tudo bem?
Se os alimentos estão tendo contato com a gengiva que foi recentemente incisada (cortada) é possível que doa sim. O que não é normal é, após um período de aproximadamente 14 dias, continuar a doer. Se isso ocorrer, tem que ser investigado.

 

10 – Coloquei um cicatrizador há um mês e observei que a gengiva o cobriu completamente e estou sentindo muita dor nessa área. É normal?

Re: Bom dia,

Não, não é normal. Precisa verificar se ele está bem limpo, se estiver, precisa verificar se ele está solto, pois, dessa forma, poderá entrar bactéria por debaixo o que pode acarretar inflamação na gengiva e dor e, por último, precisa verificar se o implante não está perdido.

 

11 – Olá! Boa tarde. Estou com o cicatrizador há meses e vou voltar para coloca o dente assim que puder. Tem algum problema? Ele não dói nem nada. Só sinto uma leve pressão e a gengiva de um lado está quase cobrindo-o um pouco. Esses dias a gengiva inchou e começou a doer mas já passou. Quanto ao implante dentário, não sinto nada. Só queria saber se tem problema ficar tanto tempo com o cicatrizador.

Re: Bom dia,

Tudo bem?
Se não estiver com dor não tem problema. Mantenha-o sempre bem limpo.

 

Compartilhar:

Comentários no Facebook