Cirurgia Bucomaxilofacial

A cirurgia bucomaxilofacial é a especialidade da odontologia que trata das patologias, realiza extrações dentárias (principalmente dentes do siso inclusos e impactados), realiza cirurgias corretivas de traumas em hospitais, enxertos ósseos, atm, cirurgias ortognáticas, biópsias, mentoplastica (cirurgia de correção estética do queixo) e implantes dentários (este procedimento pode ser realizado também por implantodontistas e periodontistas desde que tenham o treinamento para a cirurgia).

Cirurgia ortognática

Cirurgia-ortognática

 

 

Dente incluso e impactado

 Dente-incluso-e-impactado

 

 

Mentoplastia

 

Mentoplastia

 

As patologias benignas dos maxilares podem ser tratadas por esse profissional, porém, as malignas, devem ser encaminhadas, após o diagnóstico, utilizando-se de biópsias, para o cirurgião de cabeça e pescoço.

As exodontias de dentes inclusos devem ser realizadas por esse profissional já que esta especialidade propcia a formação mais adequada para o procedimento considerando que, no curso de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, esse tipo de cirurgia é realizada dezenas, às vezes, centenas de vezes. Principalmente nos casos onde os dentes estão muito próximo de nervos, muito altos na maxila (risco de caírem dentro do seio maxilar), muito profundos na mandíbula (risco de fratura desse osso havendo a necessidade, se isso ocorrer, da imobilização através de placas, procedimento este, que somente o profissional com essa formação está apto à realizar).

A formação verticalizada dentro da cirurgia confere a esse especialista a competência necessária para realizar cirurgias orais de grande porte como as ortognáticas e as correções de traumas faciais.

Reconstruções totais de maxila, realizadas em hospitais, deve ter um cirurgião bucomaxilofacial na equipe, preferencialmente um que tenha experiência com o ambiente hospitalar, o que pode ser conseguido através de residências.

 

 

 

Comentários no Facebook

Siga-nos no Instagram

Open chat