Dicas de Saúde

dicas de saúde do dr josué que é dentista em pinheiros

Dicas de Saúde

Dicas de saude

 

Tenha uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, carnes (de preferência branca e grelhada), leite e seus derivados, carboidratos (com moderação) e alimentos ricos em ômega 3, como o salmão, a sardinha e o óleo de oliva, que diminuem o colesterol ruim.
Alimente-se com moderação e regularidade.
Ficar longos períodos sem se alimentar diminui a glicemia e pode causar mau-hálito.
Beba bastante água.

Faça exercícios regulares (os sedentários devem procurar orientação médica antes de começar). A prática de exercícios regulares diminui o risco de doenças cardíacas, vasculares, ósseas, diminui o risco de depressão e geram prazer e bem estar.
Socialize-se. A socialização diminui o risco de depressão, nos faz sorrir e dar boas gargalhadas. Gargalhar, além de ser delicioso, faz muito bem para o corpo. Muitas pesquisas têm sido feitas nessa área, em especial no que se relaciona aos neurotransmissores, secreções químicas do cérebro e algumas células nervosas, que recebem e transmitem mensagens entre si. Desta forma, a risada leva o cérebro a bloquear a produção de substâncias químicas que barram a imunidade, como a cortisona. Ou pelo contrário, pode aumentar a secreção dos hormônios causadores de bem-estar. Se isso já não bastasse, a gargalhada exercita uma série de músculos. E, ao parar de rir, a pessoa entra num estado de relaxamento, com redução dos batimentos cardíacos e do ritmo da respiração. Ou seja, rir é muito bom em todos os sentidos.

Pare de fumar. O cigarro é o causador de uma série de doenças principalmente as cancerígenas, além de ser um fator de risco para inúmeras outras.

Evite o stress. O stress aumenta o risco de doenças e nos causa prejuízos sociais. Nas grandes cidades, more próximo do trabalho ou trabalhe perto de casa. Além de perder menos tempo no trânsito você ainda polui menos o meio ambiente.

Tenha um hobbie que te dê prazer, viaje.

Exponha-se ao sol com moderação. A exposição ao sol é fundamental para a produção de vitamina D pelo organismo. Porém, evite os horários que vão das 10 às 16 horas.

Cuide da saúde oral. A boca é a porta de entrada de uma série de doenças. Manter a saúde oral, além de melhorar a autoestima com um sorriso harmônico e belo, diminui o risco de doenças graves como a Endocardite Bacteriana, que é causada pela bacteremia (presença de bactérias no sangue) provocada por lesões nos dentes ou na gengiva. Escove os dentes após as refeições, use fio dental, escove a língua e visite o seu dentista regularmente. Se aparecer alguma lesão que não regride entre 10 e 14 dias, procure o seu dentista. Não utilize clareadores caseiros sem a orientação do seu dentista. Utilize cremes dentais que possuam flúor e triclosam (agente antibacteriano com comprovação científica). Evite bochechos com enxaguantes bucais que contenham álcool ou clorexidina (seu uso prolongado pode causar manchas nos dentes).

 

Compartilhar:

Comentários no Facebook