Dor no implante dentário

Dor no implante

Dor no implante dentário

Nos últimos anos, pessoas têm me procurado se queixando de dor na região do(s) implante(s). Essa dor é causada por conta da mucosite que significa inflamação na mucosa (gengiva). Podemos separar essas casos em 3 grupos:

1 –  No primeiro grupo, a pessoa tem inflamação na mucosa ao redor dos implantes causada pela mobilidade da prótese mas não apresenta perda óssea importante. Essa movimentação permite que fluidos orais contaminados entrem no espaço entre o pilar e o implante, é esse fluido que contém bactérias que causa a inflamação. A instabilidade colabora com isso também. Dentro desse grupo, o simples apertamento do parafuso e ajuste oclusal (desgaste da coroa se esta estiver alta), na grande maioria das vezes, resolve o problema momentaneamente. A questão é: Até quando? Porque esses sistemas (implantes com hexágono externo e interno) têm alto índice de afrouxamento do parafuso, por isso, sempre recomendo o uso de implantes com baixíssimo índice de afrouxamento de parafusos, os implantes cone morse.

3 – O segundo grupo é formado por casos cujas peças não apresentam mobilidade mas a gengiva encontra-se avermelhada e a pessoa relata dor, porém, nesses pacientes também não ocorre perda óssea importante.  O que ocorre nesse grupo é que a junção entre o pilar e o implante está muito profunda e, essa junção, como explicada anteriormente, é contaminada com fluidos orais e, como está muito profundo, o paciente não consegue higienizar. Mas uma vez, esse problema teria sido evitado se tivesse sido usado implantes cone morse uma vez que, nesse sistema, a contaminação entre o pilar e o implante é mínima ou inexistente. A solução desse tipo de problema é a remoção do implante e colocação de novo implante com conexão cone morse.

2 – O terceiro grupo compreende aqueles pacientes que foram acometidos pela peri-implantite (inflamação nos tecidos ao redor do implante e que acarretam mucosite e perda óssea), nesses casos, o que ocorre é uma contaminação parcial ou total da superfície do implante. O tratamento pode ser a raspagem da superfície ou, em casos mais severos, a sua remoção.

Perguntas feitas na internet sobre “dor” no implante dentário

1 – Olá boa tarde, fiz em dezembro de 2017 implante três pinos e colocação de 05 coroas, com enxerto ósseo, na parte superior, dentes da frente. o processo de demorou 01 ano até a finalização da prótese, entretanto, embora todos os exames de imagem mostrem que a osteointegração esteja perfeita, eu desde o começo relato para a dentista um desconforto, uma dorzinha incomoda e as vezes um latejamento, a impressão que dá é que entra ar em 01 dos pinos,; a minha pergunta é poderia ser problemas de algum dos componentes, ou parafusos já que os pinos estão muito bem colocados e osteo integrados?

Re: Bom dia, tudo bem? Basicamente podem ser três coisas: 1 – Placa bacteriana e consequentemente inflamação na gengiva, neste caso precisaria investir um tempo maior na higiene ou, se você não está conseguindo higienizar, pedir para o seu dentista melhorar as condições locais para que você consiga. 2 – Problema no pilar protético, se for esse o caso, o dentista tem que tentar solucionar o problema do pilar atual ou trocar o pilar por um mais adequado para a região. 3 – Não osseointegração do implante. Neste caso não tem jeito. Tem que remover o implante, esperar a cicatrização óssea e instalar outro.

Dr Bom Dia,

Após 4 meses colocado o pino do implante finalmente na terça feira da semana passada dia 02/02 coloquei a porcelana. Porém, no dia foi necessário abrir um pouco mais da gengiva, fazer diversos ajustes, para ser sincero foi bem traumático. No mesmo dia quando cheguei tive que tomar remédio de tanta dor que eu senti. Porém no outro dia estava bem melhor a dor. O que mais me preocupa é que dês do dia 02 a região gengival envolta deste implante dentário está bem dolorida , quando eu toco ou quando mastigo algo sinto dolorido, ontem voltei no meu dentista e ele informou ser normal que houve muita manipulação da gengiva, é normal ? Se sim, quanto tempo ainda vai ficar dolorido?

Re: Bom dia,

A gengiva, em condições normais e de saúde, depois que é manipulada e com uso de anti-inflamatórios, não leva mais do que 3 dias para cessar a dor. Se a dor persistir além desse período de tempo, pode ser que algo esteja causando inflamação no tecido. Essa inflamação pode ser causada por placa bacteriana, neste caso é preciso higienizar melhor a região, ou pode estar sendo causada por trauma mecânico, neste caso, o profissional deve adequar a peça para que interrompa essa agressão.