Fluorose (manchas nos dentes causadas por flúor)

manchas nos dentes

Fluorose (manchas nos dentes causadas por flúor)

Fluorose são manchas que aparecem nos dentes devido ao excesso de flúor. O flúor é um importante componente para a proteção dos dentes, pois evita o aparecimento de cáries, porém, quando é usado em excesso, pode causar problemas na composição do tecido dental.

A fluorose afeta principalmente crianças até os seis anos de idade, na época de transição entre dentes decíduos e permanentes, quando ela está presente,  podemos observar a presença das manchas.

Ao exceder a quantidade necessária de flúor recomendada, há o risco de aparecimento das manchas (de cor amarelada, marrom claro, branca ou opaca). Além de estar presente na água encanada, o flúor também está presente em 90% dos dentifrícios comercializados hoje.

As manchas da fluorose não desaparecem com o tempo, pois aparecem principalmente durante a formação dentária, se tornando parte da estrutura dental. Por isso é importante que se atue na prevenção. Os pais devem ficar atentos durante a escovação dos filho e utilizar pastas dentais infantis sem ou com pouco flúor.

A fluorose não provoca complicações a saúde bucal, se tratando de um problema unicamente estético.

Em casos leves, o Dentista realiza um procedimento de microabrasão, com o objetivo de retirar a camada mais superficial de esmalte, onde está localizada a mancha e manter somente o esmalte de coloração normal. No caso de manchas com coloração mais brancas, pode ser feito um clareamento para que a cor dos dentes se aproximem da cor das manchas. E em caso de manchas escuras, como as de coloração marrom, pode ser feito um procedimento restaurador ou até mesmo facetas de porcelana.

Compartilhar:

Comentários no Facebook