Corredor-bucal

Odontologia Estética

A odontologia estética estuda e trata os casos onde o sorriso apresenta alguns dos seguintes problemas: Desarmonia, dentes amarelados, dentes fraturados, dentes com formato inadequado e sorriso invertido.

 

Desarmonia

 

Sorriso-em-desarmonia

 

Nestes casos, quando os dentes estão saudáveis e não apresentam manchas, um aparelho dentário pode estar indicado.

 

Dentes manchados

 

Dentes manchados

 

As manchas nos dentes podem ter várias origens, as mais comuns são:

– Manchas causadas pela fumaça do cigarro. Tratamento: Limpeza.

– Infiltração em restaurações. Tratamento: Troca da restauração.

-Hipocalcificação do esmalte (manchas brancas) podem indicar um processo inicial de cárie. Tratamento: Orientação de higiene e aplicação de flúor.

– Manchas causadas por tetraciclina (quando esse tipo de antibiótico é ingerido na fase de formação dos dentes). Tratamento: lentes de contato dental.

 

Dentes fraturados

 

Fratura-de-dente

 

Pequenas fraturas podem ser corrigidas com resinas, fraturas médias e grandes devem ser avaliadas para verificar se não existe a necessidade de tratamento de canal e confecção de blocos de porcelana ou dentes de porcelana.

 

 

Dentes com o formato inadequado

 

Lentes-de-contato-dentais-antes-e-depois

 

As vezes, os dentes nascem com um formato inadequado ou em uma proporção, em relação aos demais, desfavorável esteticamente. Estes casos podem ser corrigidos com lentes de contato dental.

 

Dentes amarelados

 

Dentes amarelados

 

Quando os dentes estão íntegros e saudáveis mas a cor não agrada o paciente, podemos fazer uma limpeza, um clareamento dental e, se ainda assim a cor não ficar adequada do ponto de vista da percepção da estética do sorriso pelo paciente, podemos fazer lentes de contato dental.

 

 

Sorriso invertido

 

Ocorre quando a curva que as pontas dos dentes descrevem não são paralelas com a linha do lábio inferior

 

Sorriso invertido

 

 

Princípios estéticos para a reconstrução de um sorriso

 

Exposição dos incisivos quando os lábios estão em repouso. Deve se um pouco mais em mulheres e jovens, um pouco menos em homens e idosos.

 

Exposição-dos-incisivos-centrais-com-os-labios-em-repouso

 

As faces visíveis dos dentes anteriores, em uma visão frontal, devem guardar uma proporção de aproximadamente 70% do tamanho do dentes imediatamente anterior. Ou seja, a face visível dos incisivos laterais devem ter 70% da largura dos incisivos centrais.

 

Proporção-entre-as-faces-visíveis-dos-dentes

 

 

Simetria radial. Ocorre quando a linha que as pontas dos dentes superiores descreve um paralelismo com a linha do lábio inferior. Ela deve estar presente no sorriso pois confere uma harmonia muito agradável.

 

 

Simetria radial

 

 

Corredor bucal. Espaço escuro entre os dentes posteriores e a bochecha. o sorriso fica muito mais agradável quando ele está presente. Quando construímos o arco com uma noção de perspectiva, como os romanos faziam com suas colunas, o sorriso fica muito mais bonito.

 

Corredor-bucal

 

Exposição de não mais do que 2 mm de gengiva em um sorriso amplo. Se aparecer uma faixa maior do que essa medida, deve ser estudada a possibilidade de aumento de coroa clínica (cirurgia de remoção de excesso de gengiva)

 

Odontologia estética pouca exposição de gengiva

 

Odontologia-estética

 

Forma dos dentes em harmonia com os lábios e rosto

 

Odontologia estética

 

A cor deve ser clara porém não artificial

 

Dentes brancos

 

Odontologia-também-é-arte

 

 

Dúvidas? Envie-nos uma mensagem. Será um prazer respondê-la.

 

 

Compartilhar:

Comentários no Facebook

Siga-nos no Instagram

Open chat