Perguntas feitas na internet sobre implantes dentários

Perguntas-feitas-na-internet-sobre-implante-dentário

Perguntas feitas na internet sobre implantes dentários

1 – O implante dentário é um procedimento seguro? quais os riscos?

R: O tratamento com implantes dentários é seguro desde que realizado por profissionais experientes e criteriosos. Esses profissionais fazem um planejamento sempre utilizando tomografia computadorizada que é um exame que mostra a altura e espessura do osso, assim, ele tem medidas precisas para a seleção do melhor implante para a região bem como a relação que o osso guarda com estruturas anatômicas próximas (artérias, glândulas, nervos, membranas e raízes de dentes). Preservar essas estruturas, escolher bem o tipo de implante e posicioná-lo adequadamente representam as maiores preocupações desses profissionais.

2 – Extrai um dente e para que eles não ‘andem’ , posso escolher por aparelho ou implante dentário .
Meus dentes são perfeitos mais agora com o dente extraído tenho de cuidar para que não fiquem afastados. O que é melhor ? tenho pavor de aparelho, e tenho medo que o implante dê algum problema! o que eu faço ?

Se você extraiu um dente do siso, não precisa fazer nada. Agora, se foi outro dente, um profissional deve avaliar para eleger a melhor alternativa. Porém, na grande maioria das vezes o implante dentário é a melhor opção para esses casos. A taxa de insucesso dos implantes gira em torno de 5%. Quando eles falham, fazemos a remoção, aguardamos a cicatrização do osso e instalamos um novo implante sem maiores problemas para o paciente.

3 – Oi pessoal, preciso de ajuda.
Estou fazendo implante dentario superir (total), meus implantes depois de 45 dias ainda estao moles, um ja caiu e outro esta quase. Minha dentista acha que eh rejeicao, mas li que o titaneo nao da rejeicao. Fui qualificada pelo raio x por dois consultorios diferentes, antes. Estarei voltando ao consultorio daqui a cinco dias, como sou leiga no assunto nao vou saber discutir com ela os pros e os contras. Isto esta acontecendo aqui nos Estados Unidos, onde moro. Mas preciso de um fundamentcao falada em portugues, por causa dos termos tecnicos. Por favor, se tiver um dentista lendo esta pergunta ou alguem que tenha conhecimento no assunto, me ajuda. Obrigada.

O corpo não rejeita os implantes dentários. Eles são feitos de titânio que é um material altamente biocompatível (muito bem aceito pelo organisno). 5% dos implantes são perdidos. A principal causa de perda é a falta de estabilidade primária (quando ele não trava bem no osso), depois disso, vem a falta de cuidado com a prótese que não deve tocar de forma nenhuma no cover screw (peça que fica parafusada no implante e que serve para fechar o seu orifício superior). A prótese não deve tocar nesta peça pois, se tocar, o implante vai ter movimentação e isso impede a osseointegração.  Para ocorrer a cicatrização ao redor do implante, este deve ficar imóvel por no mínimo 3 meses.

4 – Em média quanto custa um implante dentário?

Na média, em torno de R$ 3.000,00. Você até pode encontrar valores mais baixos, mas como qualquer outra coisa, desconfie. Pesquise sobre o profissional antes de iniciar o tratamento.

5 – Posso implantar todos os dentes?

Sim. Mas não é recomendável instalar um implante para cada dente. Os implantes devem ter uma distância mínima entre eles e se implantarmos um para cada dente, essa distância mínima não será respeitada e ocorrerá perda óssea entre eles com resultados estéticos catastróficos.

6 – E se tiver muitos anos que não tenho mais os dentes é possível fazer o implante?

Desde que tenha osso suficiente, sim. Se não houver osso suficiente, uma cirurgia de enxerto ósseo pode estar indicada.

7 – Qual é a diferença entre pino e implante dentário?

Essa é uma dúvida bastante comum. Muitas pessoas confundem núcleos metálicos com implantes dentários e chamam as duas coisas de pinos. O núcleo é colado dentro da raiz do dente, neste caso o dente não é perdido, ele é aproveitado. No caso do implante dentário, o dente ou raiz são perdidos e esse dispositivo é instalado diretamente no osso ou estava a raiz do dente.

8 – Quanto tempo leva a cirurgia?

De uma a duas horas dependendo da quantidade de implantes. Já chegamos a instalar 8 implante de uma só vez no mesmo paciente. A cirurgia durou duas horas.

 

9 – Bom dia! Gostaria de saber qual o ângulo que o implante deve ficar em relação à gengiva. Deve ser implantado fazendo um ângulo de 90° com a gengiva?

Não. Ele tem que ficar na posição tridimensional ideal. Nem gengiva nem osso são referências. Só a posição da futura coroa protética.

 

10 – Dr, meu Irmão fez 4 implantes, usou aparelho, agora partimos para a parte estética, tudo em escola, agora me pediram 4 transfer +análogo e uma modelagem de enceramento para 40 dentes, uma tomografia em 3D da parte inferior e uma panorâmica com fotos intrabucais e extrabucais e Dental Slice. O pessoal veio me perguntar porque ele iria fazer a tomografia e se era para implante, respondi que ele os implantes já foram feitos Eu estou buscando informações. Gostaria de saber se a tomografia é necessário para serviços estéticos com protético e para que serve os transfer, análogos e os outros acima citado. Estou retornando a clinica dia 26/3/18 vou enviar as fotos do tratamento. Aguardo seu retorno.

Bom dia. A panorâmica, tomografia e enceramento de diagnóstico devem ser pedidos antes da cirurgia, para o planejamento do caso. A panorâmica, como o próprio nome diz, vai dar uma visão panorâmica do terço inferior da face, vai mostrar imagens que podem ser compatíveis com lesões, se houver, e que, portanto, devem ser investigadas com mais cuidado. A tomografia vai mostrar a quantidade de osso, tanto em altura como em espessura, para a seleção do implante mais adequado para o caso. O enceramento de diagnóstico vai mostrar a posição tridimensional que as as futuras coroas terão, e essa informação é importante para o planejamento estético e para a verificação da necessidade de enxerto ósseo e ou gengival para o caso. Os transfers e análogos servem para transferir a posição do implante para o modelo de gesso. O modelo de gesso é uma réplica da sua boca, será nele que o protético irá trabalhar para confeccionar a prótese.

 

11 – Tem mais de um ano em tratamento e agora chegou a hora da estética. Vai ser feito em escola de especialização. Eu moro em São Luiz do Ma. Fiz meus implantes na ABO, ficaram firmes, mas as coroas ficaram uma para dentro e outro pra fora. Não ficou legal, fiz tudo errado, começando por 8 implantes sem usar o aparelho e agora estou tentando consertar os erros, também não fui orientada por eles e hoje eu fico atenta buscando informações.

Na grande maioria das vezes, é melhor fazer o tratamento ortodôntico antes da instalação dos implantes, porque implantes não se movem. Somente em alguns pouquíssimos casos, onde se tem certeza absoluta de onde os implantes irão ficar, é que se pode instalar antes, nestes casos, os implantes até podem, e devem, ser usados como ancoragem ortodôntica (apoio rígido que ajuda na movimentação dos dentes). Mas não sei se foi o seu caso. Precisaria avaliar.

 

12 – Boa tarde, implantei 08 dentes inferiores, 08 superiores, para colocação de protocolo. Devo fazer as próteses com o mesmo dentista ou posso pesquisar e fazer com qualquer outro?

Se o Sr tem confiança no profissional que fez os implantes dentários, recomendo que faça com o mesmo dentista, porém, se de alguma forma essa confiança ficou fragilizada, o Sr tem todo o direito de procurar um outro.

 

13 – Em novembro faz um ano que fiz cirurgia de instalação dos implantes dentários. Quando posso fazer a prótese?

Não precisa esperar um ano para fazer as próteses. Se o Sr não fez enxerto ósseo, 5 meses são mais do que suficientes, se o Sr fez enxerto na mesma sessão dos implantes, 9 meses são mais do que suficientes. 

 

14 – Bom dia, Dr. Josué! Fazendo uma pesquisa no Google, encontrei sua página com informações sobre implantes, muito interessante. Coloquei ontem 2 implantes para substituir os dentes molares, (lado esquerdo e direito) mas, vendo raio x, fiquei em dúvida quanto ao tamanho deles, muito pequenos. Por gentileza, qual o tamanho correto de implantes para molares? Os que foram colocados em mim estão corretos? Segue foto: 

 

Implantes dentários na região de molares

 

Bom dia, Tudo bem? Está com dor?

Não.

Por enquanto me parece tudo ok. Mas só dá para saber se deu certo depois de alguns meses.

Me tranquilizou, doutor.

Muitíssimo obrigada por sua atenção.

Por nada. Bom dia

Excelente dia!

 

15 – Retirei implantes, estou preocupada sobre a recuperação do osso, o que acontece com a cavidade do osso? ela reconstrói? Para o próximo implante faz na mesma cavidade ou faz outra abertura em outro local? Esse site é ótimo , parabéns para o Dr, Josué, muito boa as orientações.

Boa tarde, tudo bem? O osso vai cicatrizar e, se o outro implante estava bem posicionado, o novo será instalado no mesmo local.

 

16 – Após 45 dias o implante caiu, pode ter alguma relação com o uso de ácido fólico ou algum outro problema de saúde?

Na grande maioria das vezes, a perda precoce de implantes está associada à falta de estabilidade primária (quando não trava bem no osso).

 

17 – Sempre me senti insegura com relação aos implantes, mesmo meu Dentista sendo muito bem conceituado. Todas as inseguranças que tive foram se dissipando a medida que ele explicava a normalidade da situação e esta se resolvia com o tempo certo. Já coloquei 03 pinos de implantes na maxila direita e agora do lado esquerdo já coloquei também 03, porém, já com o cicatrizador. Ocorre que achei que a cicatrização não está tão legal. Apresenta uma bolhinha avermelhada entre o dente e o cicatrizador e atrás deste dente uma pequeníssima protuberância dura, de formato alongado que não dói. A bolhinha também não dói, higienizo corretamente, mas ela está lá, estranha ao resto da gengiva que apresenta uma coloração normal! Percebo que ela é frágil e que se tocá-la com força, certamente sangrará! O Dentista viajou para um congresso e não quero incomodá-lo e quando vi seu site com os esclarecimentos adequados, fiquei interessada. Esta bolhinha pode ser algo sério? Ah! Usei uma prótese e senti que neste local a prótese incomodou, até doeu. Esta prótese não se encaixa mais devido a esta bolhinha e a pequena protuberância. A prótese pode ter causado isto? Meus sinceros agradecimentos.

 

Re: Boa tarde. Sim, a prótese pode ter causado isso, mas é preciso uma avaliação clínica para a comprovação. Em se comprovando, somente um alívio na prótese já deve melhorar a região.

 

18 – Quando tenho dor no implante, aperto a gengiva e sai uma secreção sólida como se fosse um cravo. Alivia por alguns dias. Dente e implante firmes.

Re: Bom dia. Tudo bem?
Muito provavelmente o implante está contaminado. É preciso fazer uma avaliação para verificar se tem como raspar para remover a contaminação e dar sobrevida a ele ou se é preciso removê-lo.

 

19 – Fiz um canal e não coloquei a Coroa, o dente quebrou e agora o dentista fala que só implante dentário , normal?

Após o tratamento de canal, o dente fica frágil e, portanto, mais susceptível à fratura. Dependendo do nível que a fratura ocorreu ou se o que sobrou não é suficiente para suportar uma coroa, sim, o implante pode estar indicado.

 

20 – Boa tarde, eu fiz um implante dentário mas a minha gengiva continua funda. Eu gostaria da sua opinião é normal o dentista errou?

Re: Boa noite. Sem fazer a avaliação clínica não tenho como opinar porém, dependendo do implante que foi instalado e se os tecidos ao redor dele estiverem saudáveis, talvez dê para corrigir com enxerto de gengiva.

Compartilhar:

Comentários no Facebook