pus-na-gengiva-quando-nao-se-trata-o-canal

Pus ou Inchaço na Gengiva

O aparecimento de pus na gengiva sempre é precedido por um inchaço. As causas mais comuns para o aparecimento de pus na gengiva são: polpa morta, um canal onde o profissional não conseguiu eliminar todas as bactérias, bolsa periodontal ou um dente fraturado.

 

Pus-na-gengiva

 

Pus na gengiva causada por polpa morta

Quando a polpa morre por contaminação bacteriana advinda de cáries por exemplo, restos necróticos e bactérias se deslocam para a ponta da raiz que fica situada dentro do osso. Como, a princípio, não tem uma via de escape, o corpo encapsula (cria uma capa de proteção para que esse material não se espalhe pelo organismo) e procura a via de acesso ao meio esterno mais próxima, que, na grande maioria das vezes, é a parte da frente da gengiva. Quando o corpo consegue chegar na superfície da gengiva, ele elimina o material purulento.

 

Pus-na-gengiva

 

 

Pus na gengiva causado por um canal contaminado

Quando o profissional não consegue eliminar todas as bactérias em um tratamento de canal, elas podem se reproduzir e migrar para o peri-ápice (ponta das raízes). Da mesma forma como explicado anteriormente, o corpo tenta encapsular e achar uma via até o meio externo para eliminá-las.

 

Pus na gengiva causado por bolsa periodontal

Quando ocorre bolsa periodontal (espaço entre a raiz do dente e a gengiva onde a escova e o fio dental não alcançam), em alguns casos, a gengiva mais próxima da superfície se adere novamente à raiz do dente e deixa a bolsa periodontal sem acesso ao meio externo. Mais uma vez o processo é o mesmo. O corpo procurará uma via para eliminar o material contaminado que está contido no interior da bolsa.

Isso pode ocorrer quando o profissional raspa a raiz (tratamento preconizado para limpeza da bolsa) somente na porção mais próxima da superfície e deixa a porção mais profunda ainda com cálculo e bactérias.

 

Pus na gengiva causado por dente fraturado

Quando um dente fratura, ocorre uma via de acesso para as bactérias da boca para o interior do corpo. Novamente ocorre o mesmo processo como nos casos anteriores.

 

Fratura-de-dente

 

Perguntas feitas na internet sobre inchaço ou pus na gengiva

1 – Olá! Boa tarde. Estou com o cicatrizador há meses e vou voltar para coloca o dente assim que puder. Tem algum problema? Ele não dói nem nada. Só sinto uma leve pressão e a gengiva de um lado está quase cobrindo-o um pouco. Esses dias a gengiva inchou e começou a doer mas já passou. Quanto ao implante dentário, não sinto nada. Só queria saber se tem problema ficar tanto tempo com o cicatrizador.

Re: Bom dia,

Tudo bem?
Se não estiver com dor não tem problema. Mantenha-o sempre bem limpo.

2 – Há dias notei no meu implante que, quando pressiono a gengiva de baixo para cima, sai uma secreção, bem pouca, parece com pus mas não sinto dor. O que pode ser? Devo me preocupar?

Re: Boa tarde
Pode ser placa bacteriana ou pus mesmo. Se for pus, existe alta possibilidade de estar com infecção. Neste caso teria que avaliar se é só superficial ou se é profunda. Se for profunda, existe a possibilidade de ter perdido o implante.

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Comentários no Facebook

Siga-nos no Instagram

Open chat