Reabilitação Oral

Bom dia Dr. Ao longo dos anos meus dentes ficaram podres. Passei por uma longa jornada e tratamentos incluindo aparelhos. A maioria dos meus dentes está com a parte de trás completamente perdida ou quebrada ou lascada. Eu sinto que tenho raízes que estão sempre infectadas. Eles são sempre super dolorosos. Todos eles foram mexidos e alguns deles estão lascados. Alguns deles já têm cáries. Meus dentes têm sido uma situação miserável para mim desde que eu era criança. Eu sofri muito e ainda sofro. O que poderia ser feito para resolver o meu problema?

Bom dia. Seu caso deve ser avaliado e estudado com cuidado. A primeira coisa que faríamos seria pedir exames radiográficos. Esses exames me auxiliaríam a decidir quais dentes vão permanecer e quais precisam ser removidos, se essa for a indicação, me mostrarão também a região de periápice (região que fica na ponta das raízes) para decidirmos, entre os que vão permanecer na boca, em quais devemos tratar ou retratar o canal. Vou identificar também a situação periodontal desses dentes.

 

Reabilitação Oral

 

Após a remoção dos dentes condenados (que não tem jeito de salvar), limpeza e tratamento de canais, faríamos próteses provisórias devolvendo a dimensão vertical (ponto onde os dentes devem se tocar quando a mandíbula fecha), eficiência mastigatória e a estética já seguindo os seguintes critérios:

  • O arco superior deve harmonizar com os lábios seguindo alguns princípios estéticos como a simetria radial (quando o arco superior descreve uma curva paralela com a curva do lábio inferior.
  • Exposição dos incisivos centrais (os dois dentes da frente). Esses devem ficar com as bordas expostas quando os lábios estiverem em repouso.

 

Exposição dos incisivos centrais

Exposição agradável dos incisivos centrais

 

  • Exposição da gengiva. Idealmente, estas devem ficar expostas no máximo 2mm em um sorriso amplo. Se expuserem mais do que isso, devemos estudar a possibilidade de aumento de coroa clínica que é a remoção do excesso de gengiva para uma exposição maior dos dentes.

 

Exposiçãoda agradável da gengiva em um sorriso amplo

Exposição agradável da gengiva em um sorriso amplo

 

Uma vez identificada a posição ideal dos dentes, é só seguir o provisório para a execução das próteses definitivas, realizando enxertos ósseos ou de gengiva, se forem necessários, instalando implantes dentários, se forem necessários e instalando as próteses dentárias.

Comentários no Facebook

Siga-nos no Instagram

Open chat