Tratamento de canal

Tratamento de Canal

 

 Tratamento-de-canal

 

A endodontia cuida da polpa dental, estrutura que fica na porção mais interna do dente, dentro de uma câmara, e é composta por nervos e vasos sanguíneos. A polpa é responsável por avisar ao nosso corpo que estão ocorrendo estímulos nos dentes, por isso, é muito comum ter sensibilidade com sorvete ou alimento gelado.

Cáries, traumas, fraturas dentais podem agredir a polpa. Em casos extremos, indicamos o tratamento de canal, que consiste na remoção de todo o conteúdo pulpar, limpeza da câmara e selamento desse espaço com um material inerte, também chamado de material obturador. Se a raiz estiver saudável, devemos sempre tentar salvar o dente, ao invés de extrair e colocar um implante dentário no lugar.

Assim como nas outras especialidades odontológicas, o tratamento de canal atualmente conta com instrumentos muito mais precisos e que resultam em mais conforto durante o tratamento.


 

 

 

Por quê a dor de dente é tão intensa?

 

Quando inflama dói muito porque ele é rígido Não incha Sendo assim, pressiona muito as terminações nervosas dentro dele

 

Cirurgia de peri-ápice

Às vezes, quando o canal apresentou problemas e ficou muito tempo sem ser tratado, pode ocorrer lesões no peri-ápice (ponta das raízes).

 

lesao-de-peri-apice-ponta-das-raizes-dos-dentes

 

Neste caso, se a lesão persistir mais que 3 meses após o tratamento sem sinais de regressão, uma cirurgia de peri-ápice pode estar indicada. Ele é realizada acessando a região e realizando a curetagem da lesão.  Por precaução, o canal deve ser tratado novamente.

 

Acessando a região do peri-ápice

acessando-a-regiao-do-peri-apice

 

 

Curetando a região do peri-ápice

curetando-a-regiao-do-peri-apice

 

 

Pus na gengiva

Na grande maioria das vezes, quando aparece pus na gengiva, a causa é um canal contaminado. Isso pode acontecer tanto quando um tratamento de canal não conseguir eliminar todas as bactérias quanto quando ocorreu uma cárie que não foi tratada e chegou na polpa (câmara onde estão os nervos e vasos sanguíneos).

 

pus-na-gengiva-quando-nao-se-trata-o-canal

 

Perguntas feitas na internet sobre tratamento de canal

 

1 – Fiz um canal e não coloquei a Coroa, o dente quebrou e agora o dentista fala que só implante , normal?

Re: Quando se trata o canal, o dente fica frágil e, portanto, mais susceptível à fratura. Dependendo do nível que a fratura ocorreu ou se o que sobrou não é suficiente para suportar uma coroa, sim, o implante dentário pode estar indicado.

 

 

Dúvidas? Nos envie uma mensagem via WhatsApp

 

Comentários no Facebook