Tratamento de canal

Tratamento de Canal

 

 Tratamento-de-canal

 

A endodontia cuida da polpa dental, estrutura que fica na porção mais interna do dente, dentro de uma câmara, e é composta por nervos e vasos sanguíneos. A polpa é responsável por avisar ao nosso corpo que estão ocorrendo estímulos nos dentes, por isso, é muito comum ter sensibilidade com sorvete ou alimento gelado.

Cáries, traumas, fraturas dentais podem agredir a polpa. Em casos extremos, indicamos o tratamento de canal, que consiste na remoção de todo o conteúdo pulpar, limpeza da câmara e selamento desse espaço com um material inerte, também chamado de material obturador. Se a raiz estiver saudável, devemos sempre tentar salvar o dente, ao invés de extrair e colocar um implante dentário no lugar.

Assim como nas outras especialidades odontológicas, o tratamento de canal atualmente conta com instrumentos muito mais precisos e que resultam em mais conforto durante o tratamento.


 

 

 

Por quê a dor de dente é tão intensa?

 

Quando inflama dói muito porque ele é rígido Não incha Sendo assim, pressiona muito as terminações nervosas dentro dele

 

Cirurgia de peri-ápice

Às vezes, quando o canal apresentou problemas e ficou muito tempo sem ser tratado, pode ocorrer lesões no peri-ápice (ponta das raízes).

 

lesao-de-peri-apice-ponta-das-raizes-dos-dentes

 

Neste caso, se a lesão persistir mais que 3 meses após o tratamento sem sinais de regressão, uma cirurgia de peri-ápice pode estar indicada. Ele é realizada acessando a região e realizando a curetagem da lesão.  Por precaução, o canal deve ser tratado novamente.

 

Acessando a região do peri-ápice

acessando-a-regiao-do-peri-apice

 

 

Curetando a região do peri-ápice

curetando-a-regiao-do-peri-apice

 

 

Pus na gengiva

Na grande maioria das vezes, quando aparece pus na gengiva, a causa é um canal contaminado. Isso pode acontecer tanto quando um tratamento de canal não conseguir eliminar todas as bactérias quanto quando ocorreu uma cárie que não foi tratada e chegou na polpa (câmara onde estão os nervos e vasos sanguíneos).

 

pus-na-gengiva-quando-nao-se-trata-o-canal

 

Perguntas feitas na internet sobre tratamento de canal

 

1 – Fiz um canal e não coloquei a Coroa, o dente quebrou e agora o dentista fala que só implante , normal?

Re: Quando se trata o canal, o dente fica frágil e, portanto, mais susceptível à fratura. Dependendo do nível que a fratura ocorreu ou se o que sobrou não é suficiente para suportar uma coroa, sim, o implante dentário pode estar indicado.

 

2 – preciso fazer uma extração e colocação de implante dentário do dente premolar inferior esquerdo (acredito que seja o numero 35). Essa semana já passai por dois dentistas. Um me passou muita segurança mas me cobrou praticamente um carro popular. E o outro não me passou nenhuma segurança embora um orçamento baixíssimo.

O caso é o seguinte.

Dia 14 meu dente começou a doer. Fui na emergência e se avaliou que o pré-molar está com a coroa do canal danificada e por isso está doendo. O melhor seria remover e colocar um implante. Esse foi o consenso dos dois dentistas.

Tenho disfunção da temporomandibular, síndrome de Sjogren e bruxismo

Josué Gomes: Bom dia. Tudo bem? Gostaria de avaliar primeiro para ver se é o caso realmente de extração já que o exame de tomografia não é barato.

– Posso fazer a tomografia e já levá-la comigo, já que em todo caso preciso fazer uma panorâmica, uma tomografia atm boca aberta e uma fechada, por causa da disfunção da atm. Então já tenho requisição para esses exames e não seria problema já ir na consulta com eles.

Josué Gomes: Se não for o caso de extração, você vai investir um dinheiro sem necessidade neste momento.

–  Preciso dos exames para o tratamento da disfunção da têmpora mandibular fazer uma nova placa. São exames que necessito fazer de qualquer forma e não somente pelo dente da extração. Se forem os mesmos exames não teria problema pra mim.

Josué Gomes: Não são os mesmos. O que você sente na ATM?

– Faço tratamento há 10 anos para disfunção temporomandibular, tenho desgaste ósseo do lado direito. Sinto dor , estalido e zumbido. Sou placa dependente há 5 anos. Preciso fazer uma nova porque a minha está com defeito, e recém me mudei, como meus exames já tem 1 ano e meio e tenho um bruxismo pesado. O médico que me foi indicado para atm solicitou novos exames de imagem antes de fazer a nova placa, para avaliar qual melhor acompanhamento terapêutico do problema. Entenda , não sou uma pessoa que não cuida dos dentes, ou que não faz acompanhamento. Só estou sem dentista porque me mudei há 3 semanas. Estava morando fora do Brasil e voltei agora. E minha coroa quebrou na última terça. É um dente que já fiz canal há 6 anos. A coroa era de resina. Um retratamento de canal acredito que seria inútil porque sei que a pouca massa desse dente. Já que quebrei ele comendo costela e foi uma quebra bem feia na época, tanto que rachou o dente imediatamente a cima, que depois também necessitou de um canal. Terça a emergência me passou antibiótico, anti-inflamatório e Tilex para dor.

Josué Gomes: Entendi. Mas prefiro realmente fazer uma avaliação inicial antes de pedir os exames. Mesmo porque, para fazermos a placa, será necessário moldar, será mais de uma sessão de qualquer forma.

– A medicação acabou ontem . Sinto o local pesado e a dor começa a voltar.

Josué Gomes: Os medicamentos não vão resolver o problema. Vai ter que realmente tratar o local. Eliminar a causa.

– Dois dentistas disseram ser extração. Só não extraí ainda porque o primeiro não me pareceu seguro e o segundo me cobrou um carro popular na extração. Quero extrair e colocar o implante dentário e depois da cicatrização do osso colocar a prótese.

Josué Gomes: Para extrair e já colocar o implante, precisa ter osso remanescente suficiente. Neste caso, preciso da tomografia para avaliar, só que, se não for o caso de extração, você perderá dinheiro porque não é um exame barato.

 

 

Dúvidas? Nos envie uma mensagem via WhatsApp

 

Comentários no Facebook

Siga-nos no Instagram

Open chat