Tratamento para Gengivite

Gengivite é uma doença que provoca inflamação na gengiva. Na grande maioria das vezes, ela é causada pela placa bacteriana.

Gengivite

Sangramento-devido-à-doença-periodontal.

O tratamento, nestes casos, é a profilaxia (limpeza profissional), remoção de fatores que favorecem o acúmulo de placa, como degraus nas restaurações e desalinhamento dos dentes (neste caso está indicado o tratamento com aparelho dentário) e orientação de higiene. Poucos dias após o tratamento, o tecido volta à normalidade.

Diferentemente da periodontite, a gengivite não causa perda óssea, ela se restringe apenas aos tecidos moles.

​A condição sistêmica da pessoa pode amplificar e agravar os sintomas da doença. Isso porque o corpo reage de forma diferente à agreção das bactérias em relação à uma pessoa sem essas alterações (variações hormonais que ocorrem durante a gravidez e durante a menstruação, diabetes, Aids, fumantes, uso de alguns medicamentos, contato com metais pesados e falta de vitamina C – muito raro hoje em dia).

A pessoa pode identificar a gengivite facilmente porque, na grande maioria das vezes, sangra ao passar o fio dental ou durante a escovação e a gengiva apresenta-se avermelhada e inchada. Porém, é importante a avaliação de um dentista para verificar se a região não tem algum fator que propicia o acúmulo de placa bacteriana e também para fazer um diagnóstico diferencial para periodontite que é uma doença muito mais destrutiva.

Perguntas feitas na internet sobre gengivite

1 – Estou cansada de tomar Deocil ou remédios para dores. Não aguento mais. Tenho 20 anos e nunca tive essa dor intensa. Será que é gengivite?

Re: Dr Josué

Bom dia,

Se for gengivite, esses remédios não curam. o que cura gengivite é uma excelente higienização, limpeza profissional e remoção de cáries se tiver. Gengivite também pode ocorrer por alteração de hormônios, como na gravidez por exemplo. Mas, para um diagnóstico preciso, você precisa passar com um dentista.

Dúvidas? Nos envie uma mensagem via WhatsApp

Revisão da literatura para tratamento para gengivite

– Pessoas que foram submetidas a tratamento ortodôntico apresentaram melhores índices de higiene oral em relação às pessoas que não tiveram o mesmo tipo de tratamento.American Journal of Orthodontics.

– Estudo em humanos da evolução das alterações teciduais ao redor dos dentes quando a higiene oral não é realizada. Journal of Periodontology Online.

– Esse trabalho avaliou a halitose após o tratamento para gengivite utilizando diferentes modalidades de diagnóstico e chegou a conclusão que o controle de placa reduz a halitose em pacientes com periodontite: Effect of Gingivitis Treatment on the Breath of Chronic Periodontitis Patients

Informações para dentistas sobre gengivite

Antigamente se achava que a gengivite e a periodontite guardavam uma relação de linearidade na linha do tempo, ou seja, quem tivesse gengivite e não tratasse, desenvolveria periodontite necessariamente. Hoje se sabe que essas duas patologias guardam alguns eventos em comum, porém, estão mais relacionadas ao tipo de microorganismos (teoria da especificidade da placa bacteriana) e à resposta do hospedeiro às agreções dessas bactérias . Enquanto no biofilme supragengival nós temos, predominantemente, bactérias gram positivas, facultativas e fermentativas, o biofilme subgengival posui uma predominância de microorganismos gram negativos e anaeróbios, alguns com atividades proteolíticas (Porphyromonas gingivalis, Tannerella forsythia,Treponema denticola e Agragatibacter actinomycetemcomitans).